Poucas pessoas conhecem um dos principais representantes do movimento Art Nouveau, o artista Alphonse Mucha.
Mucha trouxe um estilo de desenho inovador para a sua época. Com influência da arte européia antiga, principalmente do renascimento, ele propõe uma nova forma de representação mais popular e próxima à todas as classes sociais da época.
Ele começou a pintar em 1882 como retratista e a partir de 1888 passa a fazer os seus primeiros trabalhos de ilustração para revistas, também sendo um dos artistas pioneiros da arte publicitária.
Mucha produziu inúmeras pinturas, pôsteres, anúncios, ilustrações, além de desenhos para jóias, tapetes, e conjuntos de teatro, que inicialmente eram chamados de Estilo Mucha, mas depois ficaram conhecidos como Art Nouveau, movimento que teve bastante expressão nas artes decorativas e os artistas buscavam por originalidade na forma de expressão e no uso de materiais e técnicas.
As obras dele apresentavam jovens semelhantes a ninfas, em trajes neoclássicos, muitas vezes cercados por flores exuberantes. Ele usa cores pastéis mais pálidas, ao contrário do que faziam os criadores de pôsteres da época. O que é predominante em seu trabalho, são as linhas de contorno forte, que nunca foram usadas antes, além da repetição de padrões. Em suas ilustrações, ele usava frequentemente a técnica de litografia.
Seus cartazes publicitários eram diferentes de tudo que era feito na época. As repetições de formatos e linha eram intencionais para garantir que o público associasse a obra ao produto, chegando até mesmo a fazer estudos psicológicos para compor as suas imagens.
Esses cartazes levam as produções publicitárias à outro patamar, uma vez que passa a usar essas reproduções gráficas não mais para a publicidade de espetáculos e produtos, mas para replicar uma ideia artística. O objetivo disso era que as pessoas pudessem levar suas obras para casa, tornando a sua arte popular.
Isso também foi um ato revolucionário de Mucha, ele cria uma linguagem popular que pudesse ser facilmente reproduzida e acessada a partir dos princípios do design gráfico aplicados em suas obras. Além disso, imprimia suas artes em papel comum ao invés do papel de seda para que um maior número de pessoas pudessem ter acesso.
Entre os seus trabalhos mais conhecidos estão os cartazes para o espetáculo de Sarah Bernhardt, feitos entre 1894 a 1900. Sarah era a maior atriz da época e isso rendeu muita popularidade ao artista. O sucesso dessas obras que ilustravam a atriz foi tanto que as pessoas arrancavam os pôsteres dos muros da cidade de Paris para levar para suas casas.
A nova proposta que Mucha trouxe para as produções artísticas e publicitárias fez com que suas obras estivessem espalhadas pelo mundo.
Hoje, passados 80 anos de sua morte, Mucha continua a influenciar artistas no mundo todo e mantém sua herança viva em ilustrações contemporâneas. Suas técnicas estão muito presentes no universo dos HQs e dos Mangás, além de terem influenciado pôsteres de bandas como Pink Floyd e Rolling Stones.