O Desenho é a arte de representar, é uma forma de manifestação estética e linguagem expressiva.
A partir do séc XV, o desenho começou se tornar o elemento fundamental da criação artística, um instrumento básico para um artista. São utilizados materiais como lápis grafite, carvão, giz pastel, entre outros, e vemos com maior frequência essa arte em estudos de perspectiva e estudos da figura humana.
No vídeo, o professor de Desenho e Pintura da Casa Locomotiva, Luis Choi, indica como fazer o acabamento de um desenho utilizando materiais como o lápis grafite, o esfuminho e a borracha.
Esse tipo de desenho faz uso extenso da técnica conhecida como sfumato, formando figuras e espaços por meio de contrastes entre luz, sombra e tonalidades medianas.
É uma manifestação composta por manchas e texturas suaves, onde a linha praticamente desaparece entre vários degradês.
O Luís mostra como aplicar as diferentes tonalidades do lápis para os detalhes. Além disso, ele alterna o uso do esfuminho, para fazer a variação sutil dos tons de cinza, uma vez que esse material auxilia o espalhamento do grafite, com o uso da borracha que, como o próprio Luís diz, se torna um material para desenhar, trazendo os pontos de luz para a composição. Assim, é possível atingir as profundidades que o desenho precisa para um resultado mais realista.
Curtiu a técnica do sfumato? Tente aplicar em seus desenhos e compartilhe com a gente!