A artista que tem maior influência sobre o meu trabalho e até mesmo sobre a minha pessoa é a Hilma Af Klint.
Ela era uma artista enigmática, sendo considerada até mesmo uma bruxa por alguns. Sua vontade era revelar mensagens do mundo espiritual através da arte, produzindo uma arte oculta e misteriosa. Eu a considero como a pioneira da arte abstrata, já que suas obras datam por volta 1906 e há uma série de obras dela nessa estética. Para a época, era revolucionário. Ela era uma revolução por inteiro.
A obra de Hilma Af Klint é misteriosa em muitos aspectos, o primeiro era que ela não apresentava suas obras publicamente, tendo deixado um testamento para seu filho, falando que ele poderia desembrulhar suas obras apenas 20 anos depois de sua morte e que os contemporâneos a ela não estavam preparados para a mensagem que ali continha. Ela mesma deixou claro que sua obra era a representação física em tela do mundo astral.
Ela compôs painéis enormes, de quase 2 metros de altura. Conheci sua obra em uma exposição da Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2017, quando estava começando a estudar arte.
Tudo na sua obra me toca, as cores e formas mexem comigo, me deixam fascinada. Consigo sentir toda a emoção e leveza dos tons, as formas circulares me instigam e trazem esse mistério da obra e da artista. A sensação ao olhar um de seus painéis é inexplicável, mas é incrível. Quem me conhece sabe o quanto eu amo essa artista e como ela toca o meu sensível.
Ela, sem dúvidas, é a minha maior referência.
amo muito