Rolou um #desafioLocomotiva sobre comida um dia desses, e como um grande fã dos filmes da Ghibli Studio e adorador das cenas de comida em animes, resolvi tirar da gaveta uma velha ideia que eu tinha de retratar comidas tradicionais do Brasil no estilo Ghibli.
Sentindo uma grande falta da feijoada da Mara, que íamos de vez em quando aos sábados, resolvi que esse era o prato.
Ao começar a fazer o desenho (que na minha cabeça iria ser fácil), já me deparei com a grande dificuldade de retratar a comida de uma forma que ficasse apetitosa, e me tocar de que poucas vezes nesses vários anos de trabalho como ilustrador retratei um prato de comida.
É algo muito sutil É a composição, a paleta de cor, o enquadramento, mas acho que é muito fácil a comida acabar parecendo uma gororoba, ou que fique sem detalhes e que seja de difícil identificação do que seriam os ingredientes usados. Por exemplo, a farofa: achei complicado colocar muitos detalhes na arte final por que poderia "sujar" a farofa, com traços demais, e pra mim a farofa é aquele amarelinho, fofinho, soltinho, mas também não dá pra fazer grão por grão... Além de eu gostar muito de uma banana na farofa, e querendo colocar esse ingrediente (como se eu estivesse cozinhando aquele prato, enquanto desenhava) sentia que não era muito identificável, e ainda sinto que o resultado não chegou lá.
Outro grande problema que me deparei: o feijão preto vai entre o preto e o roxo, cores não muito comuns para paletas de cor de comida. Geralmente vermelhos, amarelos, verdes e marrons são mais comuns para tentar passar a ideia de frescor e "saborosidade", mas roxo? Vixi. Foi difícil escolher um roxo que não parecesse um lodo do mal.
Enfim, entendo que retratar pratos deva ter um estudo e uma técnica aprimoradas, e que agora mais do que nunca respeito as cenas de animações que me dão aquela fome quando assisto, por que não é fácil.
Deixo aqui também o vídeo do passo-a-passo para a elaboração da ilustração.
Valeu!