Oficina de Ilustração Científica

A ilustração científica é o ramo que envolve arte e ciência, fazendo um balanço entre o estético e o científico. O desenho precisa ser bonito artisticamente e correto cientificamente. A ilustração científica auxilia os pesquisadores a informar aos seus leitores o objeto de sua pesquisa, eliminando sutilezas e ambiguidades da linguagem.

Na ilustração científica, há muitas mídias que são empregadas na construção de um desenho. Dentre as mais utilizadas e tradicionais estão o grafite e o nanquim, para pranchas em preto e branco e aquarela e guache (e em menor escala, tinta à óleo e lápis de cor), para as pranchas coloridas.

 

Neste workshop você terá uma introdução no mundo da ilustração científica, aprendendo as técnicas com grafite e nanquim (pontilhismo) usadas na montagem de uma prancha científica, além de entrar em contato com as aplicações, vantagens e desvantagens e os desafios da ilustração científica.

 

A oficina será estruturada da seguinte maneira:

– Estudo morfológico do modelo

– Representação e estudo em grafite

– Finalização do desenho em nanquim por meio do pontilhismo.

Além de muito bate-papo e conversas sobre o assunto.

 

 

Lista de materiais:

Lápis HB, 2B, 4B (sugestões de marcas: Cretacolor Austria, Koh-i-noor, Staedtler)

Limpa-tipos (opcional)

Lixa de unha simples

Estilete

Borracha macia (dust-free)

Borracha Mono Tombow (opcional)

Caneta descartável de nanquim 0,05 mm (sugestões de marcas: Sakura Micron, UniPin, Staedtler)

 

 

Paulo Presti

Paulo Presti é ilustrador científico endêmico de São Paulo que vem trilhando seu caminho desde 2011, focando em ilustrações mais clássicas, feitas em papel, com técnicas como pontilhismo, aquarela e lápis de cor. Em 2012, junto com alguns amigos, fundou o Núcleo de Ilustração Científica da USP e ainda participa do mesmo.

Me avise do próximo!

Quer saber quando vai rolar a próxima Oficina de Ilustração Científica? Deixe seu email aqui e a gente te avisa! : )

Compartilhe

conheça outros eventos