Oficina de Fotografia Analógica

Muito além da nostalgia e do saudosismo, a prática da fotografia com filme é, além de crucial para o entendimento da história dessa arte, um interessantíssimo exercício para melhorarmos nosso trabalho na área da produção visual.

 

 

 

A intenção do nosso workshop de fotografia analógica é a reaproximação do fotógrafo com o filme colorido em um processo criativo diferente do digital, além do contato com os processos de revelação e ampliação em um dos laboratórios mais conceituados de São Paulo.

 

 

Quando fotografamos com filme, nosso processo e modo de pensar mudam. Saímos do modo rápido e entramos em um estado mais lento e planejado, onde todos os conceitos de fotografia são amplamente usados a fim de minimizar perdas. Afinal de contas, cada filme dá um número limitado de poses para fotografar.

 

E não acaba no clique. Temos o processo de revelação, a prova de contato para a escolha das fotos a serem ampliadas, os conceitos de luz e químicos, a escolha do papel e finalmente o resultado impresso. Todas essas etapas são importantíssimos para a relação do fotógrafo e o seu trabalho.

 

Então prepare sua máquina fotográfica, escolha um filme e vamos nessa!

 

 

1º dia: Fotógrafo Léo Macedônio e sessão de fotos com a modelo Gabrieli Trigone

10:00 às 12:00 – Teremos um bate-papo pela manhã com o professor e fotógrafo Leo Macedônio para conhecermos mais sobre a história da fotografia, o funcionamento e os tipos de filmes disponíveis, as principais diferenças com a fotografia digital e como funciona o processo criativo analógico.

13:00 às 17:00 –  Faremos o planejamento do ensaio e a produção das fotos com a modelo convidada Gabrieli Trigone.

 

 

2º dia – Gibo Lab e o processo de ampliação

O participante fará também uma imersão no processo de revelação do filme colorido e ampliação manual do negativo (processo 100% analógico) com o experiente Gibo Pinheiro, dono de um dos laboratórios mais tradicionais da cidade, o Gibolab, que atende fotógrafos do Brasil e do mundo inteiro.

 

10:00 às 13:00 – Visita ao laboratório. Apresentação sobre químicos, maquinaria e noções de revelação e ampliação com o Gibo. Bate-papo sobre a história e conceitos apresentados. Escolha das fotos para ampliação na prova de contato.

14:00 às 18:00 – Cada participante terá a disposição um ampliador, onde terá a oportunidade de ampliar uma de suas fotos no formato 26×40 cm em papel fotográfico.

 

 

Leonardo Macedonio

Formado em publicidade e propaganda pela FAAP e em fotografia pela escola Panamericana de Arte. Fotografou profissionalmente design de interiores, projetos editoriais e atualmente atua como fotojornalista e fotógrafo de eventos.

investimento

R$ 800,00

Me avise do próximo!

Quer saber quando vai rolar a próxima Oficina de Fotografia Analógica? Deixe seu email aqui e a gente te avisa! : )

Compartilhe

conheça outros eventos